terça-feira, 25 de dezembro de 2012

MATERIAL PARA ALUNOS DA GESTÃO AMBIENTAL TERÇA MANHÃ



Agenda Entrada 2012/1 do curso de GAM - Terça (12101) - GAM0127

Janeiro 2013
DSTQQSS
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031
DATAATIVIDADE
22Início do Módulo 3
22Primeiro Encontro Presencial (Estatística)
29Apresentação e Orientação da Prática
Fevereiro 2013
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728
DATAATIVIDADE
05Segundo Encontro Presencial (Estatística)
12Atividades Acadêmicas 2
Reposição de conteúdos, orientação pedagógica e operacional (Prática, TG, Estágio ) individualizada, realização de eventos (palestra, seminários, oficinas, visitas técnicas) pesquisas, estudo em grupo, atividades de laboratório, reuniões.
12Formação continuada de professores-tutores
19Terceiro Encontro Presencial (Estatística)
26Quarto Encontro Presencial (Estatística)





CONTEÚDO DE ESTUDO:

1. A empresa TecTec tem armazenado o histórico de venda de todos os seus vendedores. No Estado do Pará ela conta atualmente com 3 vendedores: João, José e Jonas. João vendeu em média, nos últimos 12 meses, um montante de R$567.856,00 por mês, com um Desvio Padrão de R$45.675,00. José vendeu no mesmo período R$344.564,00 por mês em média e seu Desvio Padrão foi de R$39.560,00. Jonas obteve uma média de vendas de R$256.300,00 mensais, com um Desvio Padrão de R$15.056,00. Utilize a fórmula do Coeficiente de Variação e determine qual dos vendedores foi mais homogêneo e qual foi mais heterogêneo em suas vendas mensais.


Estimados alunos tentem fazer o exercício abaixo usando a regra de Sturges:

2) Os dados abaixo foram coletados numa pesquisa amostral feita em uma multinacional. Faça uma tabela com dados agrupados usando a regra de Sturges:
imag_prova_ead_questao.php?prpq_baqu=58174&prpq_prop=580700&prpq_codi=3244587

3. Observe os valores abaixo e faça os arredondamentos conforme solicitado:
a) Faça o arredondamento por decimal do número 45,678;
b) Faça o arredondamento por centésimo do número 87,654;
c) Faça o arredondamento por milésimo do número 9,8765;
d) Faça o arredondamento por inteiro do número 97,5.
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Exercício sobre variáveis:
1-Variável qualitativa nominal
2- Variável qualitativa ordinal
3- Variável quantitativa continua
4- Varável quantitativa discreta

( ) fêmea
( ) alfabetizado
( ) 36,5 ºC
( ) 2 filhos
( ) macho
( ) 10º lugar
( ) 159 litros
( ) 35 alunos
( ) branca
( ) artigo 3º
( ) 25 metros
( ) 50 livros


Exercício de arredondamento:

Observe os valores abaixo e faça os arredondamentos conforme solicitado:
a) Faça o arredondamento por decimal do número 45,678;
b) Faça o arredondamento por centésimo do número 87,654;
c) Faça o arredondamento por milésimo do número 9,8765;
d) Faça o arredondamento por inteiro do número 97,5.


1. Na Unidade 1 de nosso Caderno de Estudos, você teve a oportunidade de estudar a utilização da amostragem e dos gráficos nos processos estatísticos. Agora chegou a hora de você mostrar o seu conhecimento adquirido nesta importante etapa do seu aprendizado.

A Empresa Pápelos distribui artigos de papelaria em 560 estabelecimentos dos três estados do Sul, de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. Ao perceber uma redução nas vendas do último ano, a direção da Pápelos decidiu fazer uma Pesquisa de Satisfação de Clientes. O objetivo da pesquisa é mensurar o que os clientes estão pensando sobre os produtos e os sistemas de atendimento e de entrega da empresa.

a) Calcule qual a porcentagem que cada estado representa no total de clientes da empresa. Não se esqueça de apresentar os cálculos e preencher a tabela.
b) Utilize a malha quadriculada para construir um gráfico de barras onde cada quadradinho represente 5%.
c) A pesquisa será realizada através de uma amostra cujo Erro Amostral Tolerável seja de 4%. Calcule o tamanho total da amostra. Não se esqueça de apresentar os cálculos.
d) Calcule o estimador da amostra e a quantidade de clientes que deverão responder à pesquisa em cada estado. Não se esqueça de apresentar os cálculos e preencher a tabela.
e) Faça um comentário sobre as vantagens e desvantagens de fazer esta pesquisa, utilizando amostra sem entrevistar toda a população.

A seguir você encontra a tabela com a quantidade de clientes por estado e a malha quadriculada.


Respostas:


Observe a solução:
imag_prova_ead_questao.php?prpq_rime=57761&prpq_prop=580619&prpq_codi=3244193

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